As absolute is by amounted repeated entirely returned

A importância da organização para se dar bem em concursos públicos

Fazer concursos públicos todo mundo pode fazer, mas ser aprovado em um, aí é que é difícil. Não porque é uma coisa impossível de se conseguir, mas porque exige muito do candidato, como, por exemplo, organização, disciplina, dedicação e, claro, pensamento positivo. Afinal, esse universo é, geralmente, marcado por momentos bons e ruins.

Gostaria de saber mais a respeito desse universo e entender como é importante a organização para se dar bem em concursos públicos? É uma pergunta retórica, vale dizer, porque sabemos que se está aqui é porque deseja muito isso. Então, vamos em frente?

 

O mercado de concursos públicos

 

O mercado de concursos públicos é, pode-se dizer, bom, no sentido de quase sempre ter vaga para candidatos de ensino médio e superior. Pode-se encontrar a tão sonhada oportunidade nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Principalmente nesta última, que é, muitas vezes, a esfera que mais paga bem aos seus servidores, sobretudo os da área fiscal.

Mas não é necessariamente o salário que chama a atenção de milhões de candidatos que sonham e ocupar um cargo público, mas sim a estabilidade, a esperança de que não terá mais se preocupar em pagar as contas porque agora encontra-se seguro no cargo que sempre sonhou em ocupar. Sentir o gostinho dessa segurança econômica e jurídica vale mais do que qualquer dinheiro, principalmente se observamos a lógica do mercado privado, que pode demitir um funcionário em qualquer momento de crise, infelizmente. Concorda?

No entanto, como já sinalizamos no início deste conteúdo, para se dar bem em um concurso público é preciso se organizar. Do contrário… você já sabe.

 

A importância da organização para passar em concurso público

 

A organização é uma competência que deve fazer parte de cada um de nós não apenas quando decidimos fazer concursos públicos, mas em qualquer projeto que empreendemos, é bom fazer esse alerta de início.

Mas, e então, porque a organização é importante para se dar bem em concursos públicos? O mercado de concursos públicos tem, querendo ou não, uma boa quantidade de vagas (de acordo com a Folha Dirigida, tem-se no mês de junho deste ano, mais de 20 mil vagas abertas), tanto voltadas para quem tem ensino médio como para quem já tem graduação, no entanto, é uma área que é muito concorrida, ou seja, qualquer deslize coloca o candidato para fora do páreo.

Por isso, é importante se organizar, pois prestar concurso público é um projeto de vida, que precisa ser pensando de maneira estratégica.

 

Como se organizar para concursos públicos?

 

A seguir, confira alguns passos que podem te ajudar a alcançar esse objetivo:

 

1. Defina a área do concurso

 

Primeiro, é importante saber em qual área deseja prestar concurso público: segurança, judiciário, educação ou saúde? Isso reduz bastante o seu foco e pode garantir bons resultados.

 

2. Mapeie os concursos da área

 

Depois, mapeie os concursos públicos da área que selecionou. O objetivo com isso é ficar atento às oportunidades. Se possível, já escolha um concurso que deseja participar e mire nele.

 

Leia também: 

A importância da organização para se dar bem em concursos públicos

 

3. Avalie o tempo que dispõe para estudar

 

Em seguida, avalie o tempo que tem para estudar, considerando as suas atividades diárias, como trabalho, cuidar de casa, filhos e faculdade, por exemplo. Tudo precisa estar muito bem organizado para que faça do seu tempo de estudo uma espécie de ritual todos os dias.

 

4. Separe o material, estude e faça exercícios

 

Logo em seguida, separe o material, com base no conteúdo programático do edital, estude e faça bastante exercícios. Uma dica para procurar bons materiais de estudo é visitar os sites dos cursos preparatórios para concursos públicos.

Então, agora que sabe como estudar para concurso público e como se organizar para prestá-lo, temos certeza que logo irá conseguir o cargo que tanto deseja. Bons estudos!

Se deseja ficar por dentro de outros conteúdos como este, acesse agora mesmo o nosso blog!

 

Edição Blog Contabilidade Cidadã