As absolute is by amounted repeated entirely returned

Como evitar os erros mais comuns na área da contabilidade?

Ainda que erros possam acontecer em qualquer área profissional, eles podem ter consequências impactantes, seja para apenas um indivíduo ou até mesmo para uma empresa. Esse é o caso daqueles que lidam com contabilidade no dia a dia, um setor essencial para a saúde financeira de pessoas físicas e jurídicas.

Um simples equívoco nas finanças pode causar um impacto negativamente enorme para as decisões, as análises e a demonstração contábil de empresas, assim como pode comprometer uma pessoa judicialmente (basta um problema na declaração do Imposto de Renda, por exemplo). Por isso, vamos apresentar quais são e como evitar os erros mais comuns na área da contabilidade.

 

Lançamentos duplicados

 

É um dos erros mais comuns entre contadores. Isso acontece na maioria dos casos por falta de organização do profissional ou pelo acúmulo de funções e serviços em detrimento do menor tempo para isso. Nesse caso, fazer a verificação diária dos lançamentos e confrontá-los com as contas das empresas é o modo mais eficiente de evitar esse problema. Pode-se contar também com a ajuda de um software de gestão que categoriza e organiza lançamentos automaticamente.

 

Leia também: Importância de um Planejamento Contábil para Sucesso das Empresas

 

Falta de atualização

 

A legislação brasileira relativa à contabilidade costuma apresentar mudanças todos os anos, e isso pode ser ruim caso o contador não esteja atento. Além disso, as leis fiscais e tributárias, e as normas de contabilidade emitidas pelos Conselhos Regionais ou Federais de Contabilidade são extensas e de difícil compreensão em alguns casos. De qualquer maneira, a forma mais eficaz de evitar esse tipo de erro é estudar os textos sempre que houver dúvidas e procurar se atualizar sempre.

 

Lançamento de valores incorretos

 

Esse tipo de erro pode ter origens diversas, como inexperiência do contador, falta de atenção ou mesmo uma grande carga de trabalho que faz com que muitos contadores precisem fazer as demonstrações a tempo, sem conferir os números. Isso pode ter impacto em processos, relatórios, demonstrativos de resultados e até no balanço patrimonial. Nesse caso, não há muito segredo: checagem regular e atenção redobrada minimizam a situação.

 

Erro no cálculo de impostos

 

Problemas no cálculo de impostos podem causar prejuízos para a empresa e resultar em uma notificação do órgão fiscalizador. Para que isso não aconteça, o contador precisa fazer uma verificação regular dos cálculos e refazê-los caso desconfie de algo. Ele também pode contar com sistemas automatizados de contabilidade, uma ferramenta importante para evitar esses contratempos.

 

Falta de reserva de capital

 

O contador também deve indicar meios para manter a saúde financeira da empresa, e uma dessas formas é a criação de uma reserva de capital. Por estar sempre em contato com esses números, o profissional de contabilidade também pode apontar maneiras de cortar gastos e melhorar o aspecto econômico do negócio.

Sua empresa precisa de soluções em contabilidade? Entre em contato conosco para saber o que podemos fazer por ela.

 

 

Edição Blog Contabilidade Cidadã