As absolute is by amounted repeated entirely returned

Por que é tão importante analisar o balanço patrimonial da empresa?

O balanço patrimonial é um dos principais relatórios obrigatórios de todo empreendimento. No entanto, sua importância vai além de cumprir normas legais, dado que é fundamental para auxiliar os gestores na condução das atividades empresariais e na tomada de decisões, bem como no processo de análise por parte dos investidores do negócio.

Nós da Contabilidade Cidadã percebemos a importância desse tema e, por isso, preparamos este artigo que vai te explicar os motivos que tornam tão importante a análise do balanço patrimonial da empresa.

Não deixe de ler este outro artigo para complementar o seu conhecimento: Como fazer um relatório contábil de qualidade em 4 passos.

 

Base da metodologia da análise fundamentalista

 

Muitas pessoas atuam como investidores profissionais em empresas dos mais diversos segmentos e, como esse tipo de operação é com foco no longo prazo, esse investidor deve proceder à análise de viabilidade de investimento de forma minuciosa. Assim, a principal abordagem empregada é a chamada análise fundamentalista, que é baseada na interpretação dos resultados e no patrimônio do empreendimento.

Dessa forma, o balanço patrimonial é um dos principais documentos que servem de base para a análise fundamentalista e, assim, é importante que esteja sempre atualizado e que traduza o empreendimento em números.

 

Acompanhamento da evolução do empreendimento

 

Toda empresa tem dois objetivos principais: atender as necessidades do seu público-alvo e promover o seu próprio crescimento. Dessa forma é essencial que todos os seus dados e consolidações em informações sejam analisados e acompanhados de forma acurada.

Dessa forma, analisar o balanço patrimonial é fundamental para ter a percepção da evolução do empreendimento, sua liquidez financeira, seus ativos, o nível de endividamento e, inclusive, o giro dos estoques.

 

Análise da exposição ao risco de crédito

 

Outro fator que torna a análise do balanço patrimonial uma atividade muito importante é o estudo relacionado à exposição ao risco de crédito, tanto da própria empresa quanto dos seus clientes que são pessoas jurídicas.

Ao analisar o balanço patrimonial da empresa será possível identificar possíveis riscos inerentes das operações de crédito, seja como credor ou como devedor, dado que as informações financeiras presentes no balanço patrimonial permitirão analisar a liquidez da empresa, os pagamentos e recebimentos no curto, médio e longo prazo, a rentabilidade projetada e outros fatores que são de extrema importância e que servem como balizadores na tomada ou concessão de crédito.

 

Planejamento de expansão e tomada de decisão

 

Para que haja crescimento é necessário que, acima de tudo, exista investimento no empreendimento, para que assim possa-se aumentar a produção e conquistar uma parcela maior do mercado.

Logo, para iniciar o planejamento de expansão e pautar o processo de tomada de decisão é preciso analisar minuciosamente as informações contidas no balanço patrimonial, de modo a ter um referencial do atual cenário e a capacidade de projetar o futuro.

Nessas análises serão obtidos o índice de cobertura de juros, a cobertura de pagamentos fixos, o retorno sobre o ativo, o retorno sobre o investimento e muitas outras informações que são importantes para essa fase do empreendimento.

Assim, é impossível falar em uma gestão efetiva sem que seja abordado o tema da importância da análise do balanço patrimonial, pois esse relatório será um guia e direcionador das interpretações do cenário empresarial.

Precisa de mais conteúdos como esse para aprimorar o seu conhecimento? Acesse agora mesmo o nosso site e leia outros artigos que a Contabilidade Cidadã disponibiliza. Veja também os nossos cursos online e esteja sempre atualizado!

 

Edição Blog Contabilidade Cidadã